(+351) 964 292 907
SEG - SEX: 09:30H - 17:30H
geral@copopalhinhas.pt

O que é Material Biodegradável

Biodegradável: ser ou não ser?

Cientificamente falando, para que um material possa ser biodegradável ou não, é necessário que este seja decomposto por microorganismos vivos até desaparecer por completo.

Na prática, e na realidade, onde podemos encontrar estes materiais e como os podemos usar em benefício próprio?

Criando Produtos Biodegradáveis

Lápis de carvão que viram plantas ou sacos com material reutilizável que são os “vasos” de plantas aromáticas, são já produtos que o consumidor se acostumou a ver. Muitas vezes, apenas como uma prenda ou uma lembrança para oferecer, mas cada vez mais por se tratar de algo que começa a estar enraizado na cultura nacional.

A criação de um material, que seja biodegradável, é uma mais-valia para qualquer empresa neste momento. A preocupação é grande com o ecossistema e a população está cada dia que passa mais atenta. As noticias sobre a poluição existente e sobre os materiais que ajudam à diminuição de lixo são em maior número e nos últimos meses com notícias e estatísticas aterradoras. Cabe-nos a nós mudar o panorama, aprendendo a lidar com este tema e valorizando empresas que não só constroem uma marca mas se preocupam com a pegada ecológica dos seus clientes.

Biodegradação e Pegada Ecológica

Alguns tipos de plásticos (PVC, polietileno e polipropileno), apesar de poderem desaparecer por completo através da acção de microorganismos, demoram entre quinze e vinte anos a completar o processo. Este tipo de produto tem assim um tratamento para destruição diferente, pois este processo, apesar de natural, seria altamente prejudicial para o ecossistema.

A biodegradação é medida através da relação entre a quantidade de CO2 emitida pelo plástico, com a quantidade de CO2 emitida, durante o processo e após um determinado período de tempo.

Este conceito torna-se ainda mais importante se aliado ao conceito de pegada ecológica, cada vez mais usada como um indicador de sustentabilidade ambiental. Os três R’s merecem assim um lugar de destaque:

  • Reduzir, Reciclar e Reutilizar são na verdade a chave para a diminuição da biodegradação e, consequentemente da nossa Pegada Ecológica.

Biodegradação e Pegada Ecológica

Entre as imensas opções de produtos que já encontramos no mercado, podemos aqui focar em alguns:

  • Em hotéis conhecemos já a utilização de dispensadores de sabonete que se diluem na totalidade na água.
  • A substituição de palhinhas por palhinhas biodegradáveis, é uma óptima opção para as festas dos mais pequenos ou para eventos com um número elevado de pessoas.
  • A variedade de produtos de limpeza, que são criados a partir de compostos naturais e se decompõe facilmente na natureza.
  • Plástico biodegradável, muitas vezes referenciado como sendo criado a partir de óleo vegetal, é mais facilmente decomposto por processos naturais.

A existência no mercado de produtos biodegradáveis deve ser vista como uma mais valia e cada vez mais serem a aposta sobre os produtos convencionais. Conheça mais sobre este tema nos artigos:

  • Hotéis e políticas biodegradáveis
  • Nem todos os plásticos são maus
Antigo

Queima das Fitas em Portugal com Consciência Ecológica

Recente

O Plástico não é todo Mau!

Carrinho de Compras
Entrar

Ainda não tem conta?

Criar Conta