Festeja o Carnaval sem prejudicar o ambiente!

Todos os artigos>Festeja o Carnaval sem prejudicar o ambiente!

Festeja o Carnaval sem prejudicar o ambiente!

Festeja o Carnaval sem prejudicar o ambiente!

Aproveite a folia do Carnaval ao máximo e protege o meio ambiente.

É muito comum vermos nas ruas grandes quantidades de lixo acumulado depois dos festejos desse dia. Nós perguntamos: existe alguma forma de aproveitar a festa e ao mesmo tempo termos atitudes sustentáveis? Claro que sim! Com escolhas mais conscientes e ecológicas podemos diminuir os impactos negativos causados.

Segue as nossas dicas.

purpurinas

PURPURINAS BIODEGRADÁVEIS

Indispensável para qualquer produção carnavalesca, a purpurina faz parte dos foliões da cabeça aos pés. Contudo nunca pensamos o impacto que esta tem na natureza, já que é composta por micropartículas de plástico não recicláveis responsáveis por contribuir na poluição dos rios e oceanos. Já existe no mercado soluções com materiais naturais que não prejudicam o ambiente e mantém o brilho dos foliões.

CONFETITS E SERPENTINAS BIODEGRADÁVEIS

O mais indispensável num Carnaval é vermos confettis e serpentinas a voar.  Uma das alternativas mais sustentável é fazer os seus próprios confettis! Com um furador e folhas secas é possível termos confettis coloridos e biodegradáveis sem qualquer impacto para o ambiente!

LIXO É NO LIXO

Muita gente esquece-se da dica mais básica de todas! O lixo deve ser colocado no lixo. O facilitismo em deixar tudo para o chão é um ato que deve ser cada vez mais banido. Respeitar o espaço público e o meio ambiente é responsabilidade de cada um de nós. O ideal é tentar produzir o menos resíduos possível e quando o tiver, guardá-lo numa sacola até encontrar o local adequado para o deitar fora.

COPO REUTILIZÁVEL

Um bom exemplo, cada vez mais posto em prática, é a utilização do copo reutilizável. Uma alternativa aos copos descartáveis que reduz em grandes quantidades a produção de lixo.

O Eco Copo quer promover um consumo sustentável e ambientalmente responsável. A sua missão é reduzir, reciclar e reutilizar.

Para além de alegrar o ambiente, pois há sempre possibilidade de personalizarmos os copos com uma imagem colorida, é possível levar o seu copo para casa como recordação ou mesmo para coleção, ou ainda o devolver e reaver a caução paga por ele. De notar que ainda muitas organizações de festivais não permitem aos festivaleiros a devolução do Eco Copo, sendo uma prática que não se adapta ao conceito de reutilização. Se queremos continuar a proteger o ambiente temos de sensibilizar para a reutilização e aceitar a devolução do copo para o mesmo entrar no ciclo de lavagem, desinfestação e reutilização.

Esta prática cada vez mais instituída na nossa sociedade é a solução perfeita para qualquer evento!

A mudança está nas nossas mãos!